ICRH - Índice de Confiança Robert Half®

Índice de Confiança Robert Half

O Índice de Confiança Robert Half é um estudo que revela as perspectivas de contratação e expectativas atuais do mercado de trabalho e para os próximos 6 meses.

O objetivo é monitorar o sentimento dos profissionais empregados, desempregados e dos recrutadores, que podem estar otimistas ou pessimistas com relação à situação atual do mercado de trabalho e à economia.

Faça download e tenha acesso a:

  • Tendências do mercado
  • Sentimento dos recrutadores
  • Dados oficiais das taxas de emprego e desemprego
  • Dados macroeconômicos
  • Movimentações de admissões e desligamentos
  • Dicas e comentários de nossos especialistas

 

*[Optional] Download the Confidence Index in english here or fill out the form below to download the most updated version in portuguese.


Por favor, preencha o formulário para fazer o download.


Gostaria de receber a newsletter da Robert Half :


RH Hidden Fields


O índice contempla três esferas

Além do índice, este material traz os resultados da sondagem, que pretendem reunir informações extras sobre a característica, a opinião e o comportamento do mercado de trabalho dos profissionais qualificados. São apresentados também os dados oficiais da taxa de desemprego, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e os nossos cálculos da taxa de desemprego dos profissionais qualificados, com base nos microdados fornecidos pelo IBGE, para que os dados possam ser comparados.


Metodologia

1
O Indicador de Confiança Robert Half (ICRH) é um indicador de difusão que varia de 0 a 100. Os indicadores de difusão são de base móvel (50 pontos), construídos de maneira que os valores acima de 50 pontos indicam agentes do mercado de trabalho de profissionais qualificados confiantes. O ICRH é construído com base em 12 perguntas (6 sobre a situação atual e 6 sobre o futuro) feitas a profissionais empregados e a profissionais responsáveis pelo recrutamento, enquanto a desempregados são realizadas 11 perguntas(5 sobre a situação atual e 6 sobre o futuro).
2
A pesquisa é conduzida com respondentes de cada uma das três categorias (empregados permanentes, desempregados e recrutadores), distribuídos regionalmente e proporcionalmente pelo Brasil, de acordo com os dados do mercado de trabalho coletados na Pnad. A margem de erro da pesquisa é de 5,5%, com intervalo de confiança de 95%. Para os profissionais contratados para projetos, não foram observados os critérios estatísticos adequados; portanto, seu resultado deve ser interpretado com cautela.
3
O público-alvo da sondagem são profissionais, empregados ou não, que tenham a partir de 25 anos e formação superior (considerados neste relatório como profissionais qualificados), além de profissionais responsáveis ou que têm participação no recrutamento nas empresas.
4
Para os cálculos da taxa de desemprego dos profissionais qualificados, foram utilizados os microdados da Pnad trimestral, fornecidos pelo IBGE em seu portal. Foram executados recortes na amostra para condizer com o perfil de profissionais qualificados, conforme mencionado.

Baixar o estudo

Conheça também